Ponto com Tomadas Múltiplas By Gilson Eletricista

Olá nobres amigos e iluminados leitores do blog do Gilson Eletricista.


Muitos moradores por não terem muitos pontos com tomadas elétricas nas paredes dos cômodos, aproveitam uma simples tomada antiga e enfiam um monte de benjamins, para ligar vários aparelhos ao mesmo tempo.

Esta prática não é aconselhável.

O ideal seria, por ocasião de uma reforma neste cômodo, cortar as paredes e distribuir novos pontos com placas 4x4 e com até 6 tomadas de 10A nesta mesma placa.

Estes pontos poderão ser alinhados na mesma altura da tomada original, mas nada impede que novos pontos sejam criados mais perto da tampa de uma mesa ou bancada.

Mas, enquanto a sonhada reforma não chega, podemos melhorar a segurança, substituindo a antiga tomada por uma moderna de embutir ou de sobrepor e nesta tomada plugar um filtro de linha com 8 ou 10 tomadas, afastadas entre si, de modo que ao plugar um conversor de uma impressora ou uma fonte de alimentação de um vídeo game, as tomadas ao lado fiquem cobertas, impedindo que outros 2 aparelhos possam ser plugados.

Neste cômodo, a única tomada existente atrás da cabeceira da cama de casal, era de sobrepor e antiga.

Nesta tomada com o auxílio de 3 benjamins, eram plugados o telefone sem fio, o abajur, 2 carregadores de celular, 1 rádio e outros aparelhos de uso médico.

Assistam neste vídeo de minha autoria, como instalar um filtro de linha com caixa de aço, fusível de proteção de 10A e interruptor liga desliga com indicativo luminoso de ligado.



Dica:
Se algum dos seus aparelhos antigos tiver um plugue com 2 pinos chatos, ao invés de utilizar um adaptador, corte o cabo rente ao plugue e instale um plugue moderno Padrão Brasileiro.










Dica:
Se você está gostando deste meu novo Canal de vídeos no Youtube Gilson Eletricista, inscreva se, ative o sininho e serás avisado sempre que um novo vídeo for publicado.

Gilson Eletricista
Flamengo - Rio de Janeiro - Brasil
WhatsApp: (21) 99925-7935  TIM


                                       Autor do texto, fotos e vídeo: Gilson Carlos Pessanha

                                             




Deixe seu Like e ative o sininho para receber aviso por e-mail de novos vídeos.

 

           Tenha um dia iluminado ! 


Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem