Meu Cunhado Pegou a Chikungunya. O que Fazer ?

Olá nobres amigos e iluminados leitores do Blog do Gilson Eletricista.


Não faz pouco tempo, o meu cunhado contraiu cachumba dupla.

Agora ele e minha irmã contraíram a Chikungunya.

Comentei, que depois da Cachumba dupla, isso seria mole para ele.

Ele exclamou:

Mole !!!


Braço do meu cunhado.
O resto do corpo está igual...

Vamos analisar se ele está certo em reclamar.

Chikungunya.
A Febre Chikungunya, chamada em Angola de Catolotolo, e em português de Febre Chicungunha, é uma doença provocada por um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da Dengue, tais como febre alta, dores pelo corpo e manchas avermelhadas pelo corpo.

Felizmente, a Febre Chicungunha não provoca complicações hemorrágicas, sendo portanto, uma infecção menos fatal que a Dengue.

Transmissão.
A Febre Chicungunha é uma infecção transmitida pelo vírus  Chikungunya (CHIKV), que é um Arbovírus, ou seja, um vírus transmitido por Artrópodes.

No caso específico da Febre Chicungunha, o Artrópode que transmite o vírus são os mosquitos Aedes aegypit e o Aedes albopictus.

Exceto situações específicas, não há transmissão do CHIKV diretamente de uma pessoa para outra.

Abraçar, apertar as mãos e até beijar uma pessoa contaminada não oferece risco de contágio.

Outra forma de transmissão, chamada Transmissão Vertical, que ocorre da mãe para o bebê durante o parto natural ou cesariana.

Outras possíveis formas de contaminação são através do contato com sangue de pacientes infectados, relações sexuais sem o uso de preservativos, agulhas contaminadas, transfusão de sangue e transplante de órgãos.

Sintomas:
- Febre alta, de início súbito, ao redor de 40ºC.
- Mal estar.
- Dores em várias articulações, como mãos, punhos, pés e tornozelos.
- Intensa dor lombar.
- Pontos avermelhados e agrupados, com ou sem relevo.
- Leve coceira.
- Dor de cabeça.
- Dor muscular.
- Cansaço.
- Diarreia.
- Vômitos.
- Conjuntivite.
- Dor de garganta.
- Dor abdominal.

Duração.
Finalmente uma boa notícia para o meu cunhado e minha irmã !

- Fase Aguda:
  De 3 a 7 dias.

- Fase Subaguda:
  De varias semanas, com dores articulares.

- Fase Crônica:
  De 3 meses à 3 anos com dores articulares.

Possíveis complicações:
Toda situação por ruim que esteja, sempre poderá ficar pior !

- Meningoencefalite.
- Síndrome de Guillain- Barré.
- Hepatite aguda .
- Surdez.
- Lesão ocular.
- Miocardite.
- Pericardite.
- Insuficiência respiratória.

Fonte:
www.mdsaude.com

MISERICÓRDIA !

Comentário Pessoal:
Eu já me preparava para fazer uma visita para eles, mas me lembrei que recebi um convite de uma fábrica de lâmpadas Led e terei de viajar amanhã, sem falta, para a China.

Retornarei só daqui há 3 anos...

Dica:
Para curtir este vídeo, vá até a lateral direita do Blog e pause o Tocador da Rádio Anjo de Luz.





Se o mosquito me picar, ele morre na hora...


Autor de parte do texto e da foto: Gilson Carlos Pessanha             


Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem