Ponto com Tomada em Áreas Úmidas

Ao reformar o seu banheiro, cozinha e área de serviço não instale tomadas perto do piso.


Estes locais são denominados de áreas úmidas, porque é grande o percentual de umidade e estes pisos são regularmente ou diariamente  lavados.

O ideal é que as tomadas estejam na mesma altura dos interruptores.

Fui chamado para consertar uma tomada instalada em uma área de serviço, a qual tinha apresentado curto-circuito.

Quando cheguei ao local, observei que o ponto com tomada estava instalado a menos de 15 cm do piso e que, também, foram feitas duas tomadas externas, uma ao lado e outra mais acima com fiações externas sem nenhum tipo de proteção.




Com o constante contato com a água as emendas sofreram corrosão (azinavre) e a emenda estourou.

Outro agravante nesta situação foi que os disjuntores Nema (preto) com mais de 17 anos de uso, não desarmaram.

Provavelmente, todos os disjuntores do antigo quadro de luz, devem estar com seus mecanismos de disparo oxidados e inoperantes.

A vida útil de um disjuntor, em uso, é de aproximadamente 10 anos ou 1000 manobras (liga-desliga).

Após este tempo, o seu funcionamento não estará mais confiável.

Medidas corretivas e emergenciais:
Eliminei todas as 3  antigas tomadas e coloquei uma placa cega 4x2 para fechar o ponto na parede.




Cortei os fios oxidados e fiz emendas de novos cabos flexíveis de 2,5 mm² com conectores isolados e, para garantir que a umidade não penetra-se nos conectores, apliquei fita isolante.

Com uma canaleta adesivada da marca Alumbra, desloquei 01 metro acima do piso a instalação de dois dispositivos de segurança de 20 ampères cada.

Um dispositivo para a lavadora e outro para a secadora, cada um em fases diferentes (circuitos elétricos diferentes).


Substitui os antigos plugues por novos plugues padrão brasileiro de 20 ampères.

Medidas preventivas urgentes:
Comuniquei ao morador a urgente necessidade da modernização do quadro de luz de sua residência, substituindo os antigos disjuntores Nema por modernos disjuntores Din.

Um cliente sempre deverá ser informado e orientado pelo profissional que o está atendendo, sobre o que fazer no seu problema específico.




Autor do texto e das fotos:
Gilson Carlos Pessanha

Visite e curta a minha página no face book>com/GilsonEletricista
Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem