Como Deixar Seu Condomínio Residencial Mais Seguro ?

Respeitar algumas regras é fundamental para manter a segurança do seu patrimônio.

 
É fácil detectar vários hábitos que facilitam a abordagem dos assaltantes.

Porteiro conversando na calçada, porteiro conversando com outro porteiro do prédio vizinho, ambos distraídos e próximo do portão de entrada, portão de entrada aberto, portão da garagem aberto, falta de identificação do entregador, são alguns dos exemplos clássicos de um profissional despreparado para trabalhar em uma portaria de um condomínio ou edifício.

Existem várias palestras, ministradas pela Polícia Militar, onde o porteiro recebe todas as informações necessárias para minimizar a ação dos assaltantes.

Sugestões de normas de segurança para portarias:
- Os porteiros devem permanecer sempre no interior das portarias ou cabines.

- Ao atender estranhos, manter o portão fechado e as pessoas do lado de fora.

- O portão só deve ser aberto após o visitante ser identificado e o morador autorizar o acesso.

- No caso de entregas de encomendas, solicitar o recebimento na portaria pelo morador.

- No caso da ausência do morador, receber e guardar para posterior retirada pelo morador.

- No caso de pequenas entregas, sugere-se uma caixa na recepção, com portinhola, para que o entregador não tenha de entrar na portaria.

- Ao receber prestadores de serviços, identificá-los, fotografá-los, anotar os dados de seus documentos, anotar o tipo de serviço a ser executado, avisar o condômino e só permitir a entrada, mediante a autorização do morador.

- Não acreditar que um estranho uniformizado é sempre legítimo. Em caso de dúvida consulte a firma que o enviou para este endereço.

- Não permitir a entrada de pessoas não solicitadas.

- Na entrada ou saída de moradores e funcionários do condomínio, somente abrir o portão de entrada após verificar se não há suspeitos nas proximidades.

- Caso note alguma pessoa, grupo de pessoas, motocicleta ou veículo sistematicamente passando e observando a residência ou o prédio, ou algum carro parado com pessoas em seu interior nas imediações , procure observar as características e telefone de imediato para a Polícia Militar (190). que mandará uma patrulha para o local.

- Cuidado com as crianças para não abrirem as portas a pessoas estranhs, sem a aprovação de um adulto.

- Na hora de recolher o lixo ou de limpar as áreas externas, todas as portas de entrada devem estar fechadas.

- Ao chegar um carro, identificar a placa e o modelo e pedir para que o vidro seja aberto para que o morador possa ser reconhecido e antes de abrir a porta da garagem, verificar se não há suspeitos próximos ao veiculo.

- A noite, manter um bom sistema de iluminação externa, deixando também algumas lâmpadas internas acesas. A portaria deve ficar às escuras e o exterior iluminado.

Fonte:
www.cadernosindico.com.br

Comentários pessoal:
- os moradores também deveriam participar das mesmas palestras, porque muitos reclamam da demora da abertura do portão de entrada, ficam buzinando com o carro e se recusam a abrir o vidro da janela, não querem descer para receber suas encomendas, reclamam se algum parente visitante é solicitado a ser identificado na portaria, etc.

- Na maioria dos prédios e condomínios, nenhuma dessas regras de segurança são seguidas.

- Em muitos prédios onde foi solicitada a minha visita técnica, ao me dirigir a portaria para ser identificado e obter a autorização para subir, o porteiro falou ao interfone com o morador:
¨Chegou o elericita¨
ou
¨Pode subir o isita¨?¨
ou
¨O eteritita pode subir ? 
ou
¨Elesita ?¨
ou
¨Chegou o dentista¨

Em todas as perguntas a resposta do morador foi: ¨Pode subir¨

Tudo bem que as palavras tem sons com terminações parecidas, mas dentista foi demais.

Eu perguntei a este último porteiro:
¨Você quando está com dor de dente, você vai ao dentista ou o dentista vem te atender ?¨
¨Eu estou com jaleco cinza, carregando uma pesada bolsa com furadeira, marreta, ponteira e talhadeira, você acha que eu vim tratar o dente de um javali ou fazer uma limpeza no chifre de algum rinoceronte ???¨



Autor dos comentários:
Gilson Carlos Pessanha





Obrigado por sua indicação 
e comentário

Gilson Eletricista

42 anos de experiência e 7257 clientes. Cursei Engenharia Elétrica Operacional na Faculdade Veiga de Almeida e criei este Blog em 2011 com o objetivo de compartilhar conhecimento para ajudar eletricistas iniciantes. Tenha um dia iluminado! youtube telegram facebook instagram

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem